Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

UE adota plano de urgência para pescadores

Os ministros europeus de Pesca anunciaram ter adotado nesta terça-feira um plano de ajuda e de reestruturação para os pescadores, que enfrentam a alta dos preços dos combustíveis, cujo montante total pode chegar a 2 bilhões de euros.

AFP |

O programa, que será aplicado em vários anos, será financiado, até o valor de 1,4 bilhão de euros, por fundos já existentes no orçamento europeu da Pesca, mas que poderão ser utilizados de maneira mais flexível e mais rapidamente pelos Estados da União Européia (UE). O restante, 600 milhões de euros, será aportado pela Comissão Européia, que se comprometeu a fazê-lo em 8 de julho passado.

Esse plano de ajuda foi adotado durante uma reunião dos ministros em Bruxelas. Não houve unanimidade, sendo necessária uma votação, com votos contrários de Suécia, Áustria e Dinamarca, informou uma fonte diplomática.

A Comissão Européia afirma que os preços do combustível para os barcos de pesca aumentaram 240% desde 2002.

Nos últimos meses, os pescadores fizeram várias manifestações, em diversas cidades da Europa, para protestar contra a recente escalada dos preços do petróleo e dos combustíveis.

ylf/tt/LR

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG