Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

UE acredita em acordo sobre Rodada de Doha ainda em 2008

Bruxelas, 2 dez (EFE).- A comissária de Comércio da União Européia (UE), Catherine Ashton, disse hoje que podem ser solucionados os assuntos pendentes para que se chegue a um acordo, ainda este mês, sobre a Rodada de Doha, cujo objetivo é a liberalização do comércio mundial.

EFE |

Ashton afirmou, perante o Parlamento Europeu (PE), que cada vez são maiores as possibilidades de que aconteça uma reunião ministerial este mês para tentar impulsionar um pacto entre os membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) para a abertura dos mercados mundiais.

A negociadora da UE nessas reuniões discursou perante a comissão de comércio internacional do PE depois de se reunir em Genebra com o diretor da OMC, Pascal Lamy, e com o chanceler Celso Amorim.

"A situação política nos leva a uma reunião ministerial nas próximas semanas. Está aberto se vai se realizar ou não, mas aumentam as possibilidades a favor, nem o negociador mais obstinado de Genebra pode ignorar as opiniões unânimes das últimas semanas, em várias cúpulas" a favor de um acordo, afirmou.

A comissária assinalou que os textos para as negociações sobre os mercados agrícolas e industriais serão apresentados na próxima semana em Genebra e que os assuntos que ainda ficam sobre a mesa "podem se resolver".

Ela insistiu no "valor" de um pacto sobre a Rodada de Doha - que começou em 2001 - na situação atual de crise econômica, na qual aumentam as "pressões protecionistas" e as empresas "têm incerteza".

"Devemos dar certas garantias sobre os regimes tarifários que (as empresas) terão pela frente em seus mercados de exportação e podemos fazer isso com Doha", frisou Ashton. EFE ms/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG