A União Brasileira de Avicultura (UBA) reviu para cima sua expectativa de produção e exportação de carne de frango para este ano. A nova estimativa prevê uma produção de 11,02 milhões de toneladas de carne de frango em 2008, aumento de 2% em comparação a estimativa feita no início deste ano, que previa uma oferta total de 10,8 milhões de toneladas.

A maior disponibilidade de carne de frango neste ano será destinada para o mercado externo. O Brasil deve exportar em 2008 cerca de 3,82 milhões de toneladas, 6,7% a mais do que se projetava em janeiro. No início do ano, a UBA previu embarques da ordem de 3,58 milhões de toneladas.

Com o mercado externo demandando mais frango brasileiro, o mercado interno deve perder espaço, mesmo com o aumento do consumo doméstico dos últimos meses.

O consumo doméstico deste ano foi reduzido de 7,3 milhões para 7,2 milhões de toneladas de carne de frango, uma retração de 1,4% nas estimativas de consumo. Nesse cenário, o mercado doméstico, que representava 67,6% do total da produção, passou para 65,3% e as exportações subiram de 33,1% para 34,7% da produção.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.