Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

TV pela internet cresce 64% no mundo

A televisão pela internet deve fechar este ano com 19,6 milhões de clientes em todo o mundo, segundo estimativas do instituto de pesquisas Gartner. O número ainda é pequeno, já que a tecnologia ainda está praticamente no seu início.

Agência Estado |

Mas já representa um crescimento de 64% em relação ao ano passado. A previsão é que o faturamento de televisão transmitida por protocolo de internet (IPTV) atinja US$ 4,5 bilhões, uma alta de 93,5% em relação a 2007.

O Leste Europeu apresenta o maior número de assinantes de IPTV e os Estados Unidos representam o maior mercado em receitas. De acordo com a Gartner, 1,1% cento dos domicílios do mundo devem usar IPTV este ano, e a expectativa é que esse número aumente para 2,8% até 2012.

"A maior mudança desde 2007 é o rápido advento de novos personagens atuando no mercado de consumo de vídeo e pressionando os operadores de IPTV a inovar", disse o pesquisador Elroy Jopling, da Gartner. O instituto citou como parte dos novos competidores portais como o YouTube e o Joost e redes sociais como o MySpace e o Facebook. "Antes de 2008, a ênfase dos operadores de IPTV estava na expansão de sua marca e na tentativa de achar uma solução para cabo e satélite", disse Jopling.

A Gartner define IPTV como uma rede fornecida por banda larga que propicia imagem de televisão com qualidade e conteúdo de vídeo para TV por meio de um conversor. Conteúdo fornecido pela internet ou somente para um computador não é incluído. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG