Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Trichet critica falta de controle de risco nos mercados antes da crise

Frankfurt (Alemanha), 13 nov (EFE) - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, criticou hoje a falta de controle de risco antes da explosão da atual crise dos mercados financeiros.

EFE |

Em discurso por ocasião da 5ª conferência sobre bancos centrais organizada pelo BCE, Trichet disse que os sistemas financeiros modernos favoreceram instrumentos e intermediários que prometem amplos lucros a curto prazo.

Ele acrescentou que esta tendência a curto prazo pode levar a não avaliar adequadamente os riscos embutidos em cada operação.

O controle de risco se transformou em um assunto secundário, segundo o principal responsável do BCE.

"O sistema financeiro que surgiu na década passada esteve caracterizado pela falta de transparência em alguns mercados de capitais e intermediários", segundo Trichet.

Ele destacou o risco do caráter excessivamente pró-cíclico do sistema financeiro e a necessidade de introduzir um marco que lute contra este fenômeno.

"Parece haver uma tendência inerente para o sistema financeiro a causar períodos de boom, criando desequilíbrios", enfatizou Trichet.

A conferência coincide com os dez anos de existência do BCE e, dela, participarão amanhã o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, e também Trichet.

No encontro, os presidentes das autoridades monetárias falarão sobre as lições e os desafios após dez anos de existência do euro, já que se comemorará em breve o décimo aniversário da introdução da moeda única. EFE aia/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG