SÃO PAULO - Menos de uma semana após seu lançamento oficial no Brasil, o volume de acessos a internet por meio de iPhones, da Apple, cresceu 25% no país. Antes disso, já havia um volume de tráfego de acesso significativo por esses aparelhos, através de telefones importados desbloqueados.

O iPhone, em sua versão de terceira geração (3G), foi lançado no último dia 26 no Brasil. Segundo a consultoria Predicta, no primeiro final de semana após o lançamento, o volume de acesso por esse tipo de aparelho à internet havia crescido 25%, enquanto o tráfego originado de outros modelos de smartphones registrou expansão de apenas 13% no mesmo intervalo.

"O conceito de navegação fácil trazido pelo smartphone da Apple deverá ser incorporado por outros fabricantes de celulares, o que continuará provocando o crescimento de acessos via dispositivos móveis", diz a diretora de inteligência da Predicta, Claudia Woods.

Segundo ela, a facilidade no uso do telefone da Apple e a velocidade relativa do acesso à internet são fatores importantes para o ritmo mais acelerado de tráfego gerado pelo aparelho. Atualmente, segundo dados da consultoria, 50% dos acessos à internet por aparelhos móveis são originados em iPhones. A tendência para os próximos meses, afirma Woods, é que isso se eleve, seguindo a ampliação da base de aparelhos da Apple no país.

Os dados de origem de tráfego móvel são obtidos pela consultoria através de um sistema de métrica de audiência que identifica o sistema operacional do aparelho conectado. Nesse universo, porém, não está incluído o acesso à internet em sites e portais em versão WAP.

(José Sergio Osse | Valor Online)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.