Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Tráfego aéreo diminui mais em novembro, diz Iata

SÃO PAULO - O tráfego aéreo internacional encolheu novamente em novembro, afirma a Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). Segundo a entidade, o tráfego de passageiros diminuiu 4,6% perante novembro de 2007.

Valor Online |

No segmento de carga, houve queda de 13,5% no tráfego aéreo, a pior marca desde 2001, após os atentados ao World Trade Center.

Segundo a Iata, a taxa média de ocupação de aeronaves de passageiros fechou novembro em 72,7%, 3 pontos percentuais abaixo do registrado um ano antes.

"O recuo de 13,5% no transporte de cargas é chocante. Uma vez que a aviação carrega 35% dos valores do comércio internacional, isso mostra claramente a forte queda das transações e o crescente impacto da desaceleração econômica", afirmou o diretor-geral e executivo-chefe da Iata, Giovanni Bisignani.

Segundo a Iata, a capacidade total diminuiu 1% no segmento de passageiros. " Sem qualquer fim à vista para a piora da economia global, o cenário obscuro de 2008 permanecerá no novo ano. O alívio dos preços do petróleo tem sido anulado pela queda na demanda, cujo ritmo não é acompanhado pela redução da capacidade. A indústria está de volta à terapia intensiva. A melhora da eficiência em toda a parte será o tema de 2009, " disse Bisignani.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG