Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Toyota voltará a ser dirigida pela família

Pela primeira vez em 14 anos, o novo presidente da montadora japonesa Toyota Motor Corp. será um membro da família fundadora da companhia.

Agência Estado |

Neto do fundador, Akio Toyoda foi anunciado para o principal cargo executivo da empresa após a revelação de que a companhia registrou sua primeira queda em vendas em dez anos.

Toyoda ocupa atualmente o cargo de vice-presidente executivo da empresa e, a partir de junho, assumirá o lugar do presidente, Katsuaki Watanabe, que ficará com a vice-presidência. A troca de cargos ainda precisa ser aprovada em assembleia de acionistas.

A Toyota informou ontem ter vendido 8,972 milhões de veículos no mundo em 2008, 4% a menos do que no ano anterior. Apesar da queda, o número ainda poderá levar a Toyota à liderança global em vendas de veículos no ano pela primeira vez na história.

Mas a queda na demanda por automóveis por causa da crise financeira global fez a montadora japonesa reduzir sua estimativa de resultado para o ano fiscal 2008-2009: a empresa deverá registrar seu primeiro prejuízo operacional em 70 anos.

A indicação de Akio Toyoda não deve ter efeitos imediatos sobre as ações da companhia na Bolsa de Tóquio, na opinião de analistas. "Sua indicação em si não é negativa nem positiva para a Toyota no curto prazo", declarou Ryoichi Saito, analista da corretora Mizuho Investors Securities.

Ele considerou que os grandes desafios do novo presidente serão cortar custos e reduzir estoques. "Ainda é cedo para dizer se sua indicação ajudará a companhia a cumprir essas metas", afirmou o analista.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG