Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Toyota vai instalar sua 2ª fábrica no País em Sorocaba

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, anunciou hoje que a Toyota instalará a sua segunda fábrica no Brasil na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo. Segundo ele serão produzidos 150 mil veículos de pequeno porte, após o primeiro ano, e gerados 2.

Agência Estado |

500 empregos diretos. Os investimentos previstos são da ordem de US$ 600 milhões a US$ 700 milhões.

O ministro informou que as obras de terraplenagem terão início em 2009 e a produção dos veículos começará em 2011. Miguel Jorge destacou que a fábrica proporcionará entre 12 mil e 15 mil empregos indiretos.

Ele informou que a nova instalação foi comunicada hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo presidente da Toyota no Mercosul, Shozo Hasebe. Segundo o ministro, a indústria consultou os governadores de outros Estados como da Bahia e do Rio de Janeiro, mas optou pela instalação da fábrica em São Paulo por questão de logística. A empresa já tem uma unidade na cidade de Indaiatuba, onde produz 80 mil veículos Corolla por ano. O ministro explicou que seria muito disperso instalar uma segunda fábrica longe da primeira unidade, que já está localizada próxima de seus fornecedores.

Segundo Miguel Jorge a Toyota ainda não informou o nome do veículo que será produzido em Sorocaba, mas está interessada em entrar no mercado brasileiro de carros de pequeno porte. O ministro ressaltou, no entanto, que não se sabe ainda se o novo veículo entrará no mercado popular, de 1 mil cilindradas.

Miguel Jorge relatou que durante o encontro com dirigentes da Toyota, o presidente Lula quis saber se o veículo será bicombustível e disse que gostaria de ver esses carros sendo fornecidos para outras regiões, como América Latina e África.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG