Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Toyota prevê prejuízo bilionário

A Toyota, maior montadora japonesa e líder mundial, revisou consideravelmente para baixo nesta sexta-feira as previsões da empresa para o exercício 2008-2009, que terminará com um prejuízo operacional de 4,9 bilhões de dólares e um prejuízo líquido de US$ 3,8 bilhões.

AFP |

O prejuízo operacional alcançará este ano 450 bilhões de ienes e a perda líquida será de 350 bilhões de ienes, de acordo com a empresa.

Nas previsões anteriores, divulgadas em dezembro, a Toyota ainda acreditava em um lucro líquido de 50 bilhões de ienes (540 milhões de dólares) e em um prejuízo operacional de 150 bilhões de ienes (US$ 1,64 bilhão).

Esta será a primeira vez que a Toyota, que recentemente se tornou a líder mundial do setor, registrará prejuízo anual em mais de 70 anos de história.

No trimestre de outubro a dezembro, a gigante japonesa registrou um prejuízo líquido de 164,7 bilhões de ienes (1,8 bilhão de dólares) contra um lucro líquido de 458,6 bilhões de ienes (5,04 bilhões de dólares) no mesmo trimestre de 2007-2008.

"Os resultados negativos são, em grande medida, provocados por uma queda no volume de vendas de veículos causada por condições de mercado difíceis, especialmente nos Estados Unidos e Europa, e pela rápida valorização do iene em relação ao dólar e ao euro", afirmou o vice-presidente executivo da Toyota, Mitsuo Kinoshita.

roc/fp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG