Sydney (Austrália), 2 jul (EFE).- O Governo da Austrália chegou a um acordo com a Toyota para que a companhia japonesa fabrique no país, a partir de 2010, um novo modelo híbrido que emitirá até um terço a menos de gases poluentes.
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, depois de se reunir na noite desta terça-feira na cidade de Melbourne com o presidente de Toyota, Katsuaki Watanabe, informou hoje o diário local "The Sydney Morning Herald".
Segundo os termos do acordo, a Toyota receberá para a fabricação do novo modelo híbrido cerca de US$ 67 milhões, a metade procedente do Executivo australiano e o restante da administração do estado de Victoria, cuja capital é Melbourne.
Rudd revelou também que o ministro da Indústria, Kim Carr, negocia com a General Motors outro acordo para que a gigante americana fabrique na Austrália seu novo modelo híbrido.
O Governo australiano assumiu o compromisso de que toda a sua frota de automóveis terá no futuro motores a gasolina e eletricidade, uma iniciativa que necessitará de um investimento de quase US$ 400 milhões. EFE mg/mh