Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Toyota começa a construir em 2009 a segunda fábrica no Brasil, que será em Sorocaba

BRASÍLIA - O ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, anunciou hoje a construção da segunda fábrica da montadora de automóveis Toyota no Brasil. A declaração foi feita após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Toyota no Mercosul, Shozo Hasebe, no Palácio do Planalto.

Valor Online |

A construção da fábrica, em Sorocaba (SP), começará em 2009 e a produção dos veículos, somente em 2011. A expectativa é de que ao final do primeiro ano de funcionamento sejam produzidos 150 mil veículos de pequeno porte, destinados ao mercado interno e à exportação. Estima-se que sejam gerados 2,5 mil empregos diretos.

Embora negue que foram discutidos os valores a serem investidos na construção da fábrica, o ministro Miguel Jorge estima que os investimentos fiquem entre US$ 600 e US$ 700 milhões. Segundo ele, o presidente Lula demonstrou interesse de que os veículos sejam exportados para América Latina e África.

A primeira fábrica da Toyota no Brasil fica em Indaiatuba (SP) e produz 80 mil veículos do modelo Corolla por ano. Antes de optarem por construir a segunda fábrica também em São Paulo, os executivos da empresa se reuniram com governadores de outros estados como Rio de Janeiro e Bahia.

(Agência Brasil)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG