Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Toyota anuncia construção de sua segunda fábrica no Brasil

Brasília, 15 jul (EFE).- A Toyota construirá uma segunda fábrica no Brasil, com capacidade para produzir 150 mil veículos de pequeno porte por ano, informaram hoje fontes oficiais.

EFE |

O anúncio foi feito durante a audiência do presidente de Toyota para o Mercosul, Shozo Haseb, teve hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Apesar de os porta-vozes da montadora japonesa não informarem o assunto da reunião, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, que participou do encontro, falou sobre os planos da Toyota.

Segundo o ministro, a segunda fábrica será construída em Sorocaba (SP) e terá investimento entre US$ 600 milhões e US$ 700 milhões. A primeira foi fundada em 1998 no município de Indaiatuba (SP) e produz 80 mil unidades do Corolla anualmente.

Apesar de a empresa ter estudado a possibilidade de instalar sua segunda fábrica na Bahia ou no Rio de Janeiro, que ofereciam incentivos, optou por construí-la em São Paulo para não se afastar de seus atuais fornecedores.

A nova unidade vai gerar 2.500 empregos diretos e 11 mil indiretos, disse o ministro.

Miguel Jorge informou que as obras começarão no início de 2009 e que a fábrica deve começar a operar em 2011.

Segundo o ministro, Lula sugeriu durante o encontro que o novo veículo fabricado pela Toyota no Brasil conte com tecnologia para utilizar tanto gasolina quanto etanol e que possa ser exportado para países da América Latina e da África. EFE cm/wr/plc

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG