Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Tóquio sobe hoje, mas tem pior queda anual da história

Em uma sessão de meio período, por conta das comemorações do ano-novo, a Bolsa de Tóquio fechou o pregão desta terça-feira em alta.

Agência Estado |

O índice Nikkei 225 subiu 1,3%, para 8. 859,56 pontos, e o volume de negócios permaneceu baixo - os investidores locais já saíram para o feriado de ano-novo e os investidores estrangeiros ainda não retornaram da parada do Natal. O mercado japonês volta a operar somente na próxima segunda-feira (dia 5), em outra sessão de meio período.

Em 2008, o Nikkei caiu 6.448,22 pontos, o que representa um declínio de 42%, o maior em termos porcentuais já registrado pela Bolsa japonesa no período de um ano. "Foi um ano de movimentos violentos nas ações, câmbio e nos mercados de commodities (matérias-primas)", disse o analista de mercado Yukio Takahashi, da Shinko Securities.

O índice registrou, no entanto, um ganho de 4,1% em dezembro, o primeiro mês positivo desde maio. Na avaliação dos analistas, as recentes compras de ações decorrem da esperança de que as medidas a serem tomadas pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, que toma posse dia 20 de janeiro, contribuirão para atenuar o cenário de crise global. "Minha maior preocupação agora é com uma possível onda de vendas do fim de janeiro até março, após a posse de Obama", disse o analista Takero Inaizumi, da Mizuho Investors Securities.

Ações

No pregão de hoje, o setor petrolífero se destacou entre as altas: Inpex subiu 5,1% e Japan Petroleum Exploration avançou 2,6%.

Já entre as seguradoras, não se sustentou a alta da véspera, provocada por rumores de fusão no setor, e os papéis das principais companhias fecharam no terreno negativo. Mitsui Sumitomo cedeu 3,5%, Aioi caiu 5% e Nissay Dowa perdeu 4,8%. As informações são da Dow Jones.

Leia mais sobre bolsa de Tóquio

Leia tudo sobre: bolsa de tóquio

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG