A Bolsa de Tóquio fechou em forte alta nesta sexta-feira, uma vez que os dados econômicos positivos divulgados pela China puxaram para cima as ações dos fabricantes de equipamentos para construção, além de outras ações sensíveis à China, diante da expectativa de aumento na demanda por seus produtos. O índice Nikkei 225 ganhou 245,05 pontos, ou 2,5%, para fechar aos 10.

107,87 pontos.

Komatsu subiu 3,4%, Hitachi Construction Machinery avançou 4,7%, Kyocera ganhou 5,4% e Honda Motor fechou com alta de 2,7%. A Sapporo Holdings se valorizou 4,3%, uma vez que foi bem recebido pelos investidores o anúncio de que a cervejaria entrará no mercado vietnamita com a compra de uma participação de 65% na Kronenbourg Vietnam, por US$ 25 milhões.

As ações ligadas á indústria pesada e de infraestrutura ferroviária subiram depois que a agência Nikkei noticiou, durante o pregão, que o governo vietnamita decidiu oficialmente adotar a tecnologia do trem-bala japonês "shinkansen" para uma ferrovia de alta velocidade entre Hanói e Ho Chi Minh. Os papéis da Nippon Sharyo, que fabrica vagões de trens, saltou 9,8%. Kawasaki Heavy Industries ganhou 6,3% e Mitsubishi Heavy Industries subiu 5,6%.

Mitsubishi UFJ Financial Group caiu 1,5% no último pregão antes da abertura da janela de precificação para sua oferta de novas ações. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.