A Bolsa de Tóquio fechou em alta com o forte rali de ontem nas bolsas de Nova York e a esperança de que medidas monetárias adicionais do Banco do Japão (BOJ, banco central) possam pelo menos impedir uma forte valorização do iene por enquanto. O índice Nikkei 225 ganhou 36,74 pontos, ou 0,4%, para 9.

608,94 pontos, liderado pelos setores siderúrgico e automotivo.

"Apesar de as medidas do BOJ anunciadas ontem serem um pouco decepcionantes, sua ação pelo menos mostra que o governo está consciente dos problemas e disposto a agir", observou o analista Yukio Takahashi, da corretora Mizuho Securities. Porém, segundo Yutaka Miura, também analista da Mizuho, o impacto das medidas de alívio monetário do banco central sobre a cotação do iene até agora parece limitado. "As preocupações sobre a valorização do iene permanecem", alertou, acrescentando que prevê para o resto da semana um nível de sustentação do Nikkei em torno dos 9.300 pontos.

As ações do setor siderúrgico fecharam em alta, com valorização de 2,7% nas da Nippon Steel e de 2,4% nas da JFE Holdings. O setor foi apoiado por uma reportagem do jornal The Nikkei segundo a qual a JFE Steel decidiu cancelar os dias extras de paralisação na maior parte de suas operações, a partir de janeiro, em resposta à recuperação da demanda. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.