Londres, 19 - A safra 2008/09 de grãos da União Européia (UE) deve alcançar 304,4 milhões de toneladas, uma alta de 19,3% no ano, segundo estimativa da trading alemã Toepfer International. O número divulgado hoje ultrapassa a estimativa anterior, de 297 milhões de toneladas.

A produção de trigo soft foi projetada em 139,4 milhões de toneladas, aumento de 25% no ano. Em agosto a previsão foi de 135,2 milhões de toneladas. Enquanto a qualidade da proteína da safra está abaixo da média, a demanda por exportação está boa, segundo a Toepfer. "No entanto, será necessário um negócio estável de exportação para além do fim do ano para que seja possível comercializar os estoques de passagem da UE", afirmou a trading. "A partir de dezembro, haverá cada vez mais competição nos mercados mundiais por trigo colhido no Brasil e na Argentina."

A safra de milho do bloco, agora projetada entre 58 milhões e 62 milhões de toneladas, garantirá uma grande disponibilidade de grãos para ração. Em 2007 a produção do cereal alcançou 47,4 milhões de toneladas.

"Os preços caíram fortemente nas últimas semanas, tornando o milho europeu competitivo com outras origens", afirmou a Toepfer. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.