Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Testes indicam que 23% adulteram combustível

Pesquisa feita pelo Sindicato do Comércio Varejista de Petróleo (Sincopetro) mostra que 23% dos estabelecimentos de São Paulo vendem gasolina adulterada. Para chegar ao resultado foram coletadas amostras em postos da capital e da Grande São Paulo.

Agência Estado |

"Repetimos anualmente essa análise para ter ideia de como está a situação da adulteração", afirma o presidente do Sincopetro, José Alberto Gouveia. "Esse índice de 23% foi o encontrado em 2008, o que mostra ligeira redução com relação a 2007, quando encontramos 30% de fraudadores."

A queda no índice de fraudadores é um dos argumentos usados pela Secretaria Estadual da Fazenda e também pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) para a redução do volume de postos interditados. O ano de 2007 foi marcado por operações constantes, com cobertura diária da imprensa. Até mesmo o prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM), participou de alguns desses eventos, fato que não foi repetido com intensidade em 2008. Os números da Fazenda revelam que, enquanto no ano passado 114 postos foram lacrados, em 2007 as interdições foram quase o dobro, 221.

As operações feitas pela ANP também mostraram queda em São Paulo. As 935 interdições de 2007 caíram para 335. Gouveia não consegue avaliar as justificativas para a redução. "Esse número pode revelar que diminuiu a quantidade de desonestos, mas também pode ser indício de afrouxamento da fiscalização."

Sidney Sanches, diretor da Fazenda, rebate que não há redução no ritmo das operações e que a queda mostra que mais pessoas estão trabalhando na legalidade, "além de ser sinal da ampliação do alcance da fiscalização". O frentista Luís Antônio Correa, que administra um posto desinterditado por força de uma liminar, garante que combustível adulterado não passa mais em seu estabelecimento desde outubro, quando assumiu ali. O posto havia sido fechado em agosto.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG