Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Teste aponta muito açúcar e erros em panetones

Teste realizado com 14 marcas de panetone alerta para a alta quantidade de açúcar em apenas uma fatia - 63% da necessidade diária, em média, em uma porção de 80g. A avaliação apontou ainda marcas que apresentaram dados incorretos em suas embalagens sobre teores de gordura e fibras.

Agência Estado |

O panetone fabricado pelo supermercado Wal-Mart tinha 74% mais gordura do que o informado na embalagem e os das marcas Casa Suíça e Santa Edwiges tinham cerca de 20% menos fibra do que o informado, segundo o levantamento da Pro Teste Associação de Consumidores. Um aspecto positivo da análise é que já é possível comer panetone sem gordura trans, substância prejudicial à saúde por reduzir o "colesterol bom". Quatro marcas - Carrefour, Pullman, Qualitá e Visconti - tinham 0 da substância, demonstraram os testes.

Foram avaliados os panetones das marcas Bauducco, Cacau Show, Carrefour, Casa Suiça, Di Lucca, Wal- Mart, Kopenhagen, Laura, Pullman, Qualitá, Santa Edwiges, Tommy, Visconti e Village.

"Se com uma fatia o consumidor ingere 63% do açúcar do dia, acabará consumindo muito mais do que o necessário", diz a nutricionista da Pro Teste Manuela Dias. O médico Carlos Alberto de Almeida, um dos diretores da Associação Brasileira de Nutrologia, criticou os erros nos rótulos. "Mas já há panetones 0 gordura trans, e que são basicamente pão doce e frutas, ou que têm 70% de cacau e são adequados."

O Wal-Mart informou que analisará os testes. A Pandurata Alimentos, proprietária das marcas Bauducco, Visconti e Tommy, destacou que todos seus produtos têm 0 de gordura trans e que a variação encontrada é aceita pela legislação. O grupo Bimbo, dono das marcas Pullman e Laura, destacou que teores de gordura menores do que o informado na embalagem também estão dentro do que aceita a legislação. Kopenhaguem, Village e Casa Suíça se manifestarão depois de receber os resultados. As demais empresas não responderam.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG