Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Tesouro Nacional suspende leilão de títulos públicos

O Tesouro Nacional informou no final desta manhã que, diante das condições vigentes no mercado, não realizará o leilão de Letras do Tesouro Nacional (LTN), Notas do Tesouro Nacional da Série F (NTN-F) e Letras Financeiras do Tesouro (LFT), previstos para hoje. A LTN é um título com juro prefixado no momento da venda, assim como a NTN-F (nesse caso, com pagamento periódico de juros).

Agência Estado |

A LFT é um título com taxas pós-fixadas.

Essa decisão do Tesouro já era esperada por profissionais de mercado, diante da forte alta das projeções dos juros no mercado futuro na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) - que balizam a formação dos prêmios pedidos pelos compradores dos papéis no leilão do Tesouro. Diante do movimento de "zeragem de posições" no mercado, as taxas atingiram nesta manhã na BM&F níveis considerados distorcidos, o que também atrapalharia a formação de preços para o leilão de títulos públicos.

O que cresce entre operadores é a defesa de que, além de suspender a oferta, o Tesouro Nacional passe a fazer operações de recompra dos títulos que "queimam" na mão do mercado. Isso porque a forte deterioração dos preços leva a perdas elevadas nas carteiras de investidores de todos os tipos, inclusive dos institucionais. "Pode ser uma boa medida, porque ajuda um pouco o mercado", afirma o economista-chefe do banco Santander, Alexandre Schwartsman. "Mas não pode ser uma ação que dê saída muito fácil aos investidores", ressalta.

O economista-chefe da CM Capital Markets, Tony Volpon, considera que uma solução seria promover troca de papéis prefixados, que estão provocando perdas, por LFT, títulos pós-fixados, que atendem à demanda por maior segurança. "O Tesouro poderia fazer um swap de papéis prefixados por LFT, a uma taxa vantajosa para ele, atendendo à necessidade de redução de exposição ao risco do mercado", defende.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG