O Departamento do Tesouro dos EUA pode assumir participações em muitos bancos do país para restaurar a confiança do sistema financeiro, segundo reportagem do jornal The New York Fontes. O jornal atribui a informação a autoridades do governo, não identificadas.

De acordo com a reportagem, representantes do Tesouro dizem que o pacote de US$ 700 bilhões aprovado na semana passada pelo Congresso dá ao Departamento autoridade para injetar recursos nos bancos que solicitarem ajuda. As autoridades esperam que a medida fortaleça os balanços patrimoniais dos bancos e os convença a retomar a concessão de empréstimos. Isso também concede ao Tesouro o direito de assumir participações nos bancos, disse o jornal.

O plano, ainda em seus estágios preliminares, é a alternativa preferida entre as que são discutidas em Washington e em Wall Street, segundo o The New York Times. A medida também acabaria com as preocupações que estão impedindo os bancos de concederem empréstimos uns aos outros ou para os clientes. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.