Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Tendência é de taxa de desocupação ficar menor que em 2007, diz IBGE

RIO - O comportamento do mercado de trabalho até agosto aponta para uma tendência de que o recorde de baixa da taxa de desocupação pode ser registrado antes do fim do ano. Em agosto, a taxa de desocupação, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi de 7,6%, a segunda menor da história, acima apenas dos 7,4% de dezembro do ano passado.

Valor Online |

" A expectativa que se tem olhando a série é de que é bem possível alcançar o recorde antes de dezembro, mas sabemos que há uma crise internacional séria acontecendo, o que pode acabar afetando o mercado de trabalho " , ponderou o gerente da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), Cimar Azeredo.

Outro bom resultado observado este ano é a média da taxa de desemprego, que ao longo dos oito primeiros meses de 2008 foi de 8,2%, contra 9,8% entre janeiro e agosto do ano passado. O resultado deste ano é o melhor da série histórica para os oito primeiros meses do ano e já está abaixo da média do ano passado fechado, que foi de 9,3%.

" Se tudo der certo, a tendência é de que a taxa média de desocupação vai ficar menor que no ano passado " , afirmou Azeredo.

O nível de ocupação, que mede o percentual de ocupados dentro da População em Idade Ativa (PIA) também foi recorde ao ficar em 52,2% entre janeiro e agosto, contra 51,2% nos oito primeiros meses do ano passado.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG