Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Tempestade tropical Gustav alimenta alta do petróleo em NY e Londres

Os preços do petróleo registraram uma forte alta nesta quarta-feira em Nova York e Londres, ainda influenciados pela possível chegada da tempestade tropical Gustav ao Golfo do México, onde se concentra um quarto da produção petroleira americana.

AFP |

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em outubro, fechou cotado a 118,15 dólares, alta de 1,88 dólares em relação a terça-feira.

Na Intercontinental Exchange (ICE) de Londres, o barril do tipo Brent do mar do Norte para entrega em outubro ganhou 1,59 dólares, terminando a 116,22 dólares.

"Não há dúvida de que o aumento dos preços está relacionado ao furacão Gustav", afirmou Phil Flynn, analista da Alaron Trading. "Existe o riesco de que afete a produção de petróleo no Golfo de México".

Temores neste sentido dominaram as operações, e os preços do barril chegaram a ganhar mais de três dólares durante a sessão, perdendo valor perto do fechamento.

O Gustav, que já provocou a morte de 22 pessoas na República Dominicana e no Haiti, perdeu intensidade e se dirige para Cuba, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), sediado em Miami.

A tempestade tropical pode, no entanto, ganhar força e se transformar em furacão antes de entrar no Golfo do México na próxima semana, segundo o NHC.

A região do Golfo do México representa 26% da produção total de cru dos Estados Unidos, maior consumidor mundial, e 11% da produção de gás natural, segundo dados da Agência Americana de Energia (EIA).

lo/ap

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG