sagradas , diz Lula - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Temos US$ 207 bi de reservas sagradas , diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva repetiu nesta sexta-feira que a crise norte-americana é um problema do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e não dele.

Agência Estado |

"A imprensa vive me perguntando sobre a crise americana. Eu digo: pergunte ao Bush. A crise é dele e não minha", disse, durante discurso em Mossoró (RN), onde participou da inauguração de novos prédios da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da inauguração da usina termelétrica Jesus Soares Pereira (Termoaçu) e da assinatura de protocolo para implantação da refinaria Clara Camarão em Guamaré. "Tenho que cuidar do meu país para que não seja contaminado por essa crise. Hoje, não dependemos de um ou dois países", destacou.

Lula citou que o Brasil tem uma balança comercial diversificada, não deve mais ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e tem US$ 207 bilhões de reservas "sagradas", para não permitir especulação imobiliária e financeira. Ele disse também que um "espirro" na economia americana há dez anos causaria uma "pneumonia" no Brasil.

Em rápida entrevista concedida após o evento, o presidente das Petrobras, Sergio Gabrielli, disse não acreditar que a alta do dólar possa influenciar no preço da gasolina, uma vez que os preços internacionais do petróleo estão baixos.

Leia mais sobre reservas cambiais

Leia tudo sobre: reservas cambiais

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG