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Telefônica lançará em janeiro locadora virtual para fortalecer oferta

Além de uma gestão de caixa conservadora, a Telefônica quer se armar contra a crise com a aposta em serviços digitais para residências. Por isso, lançará em janeiro, em escala comercial, um serviço de vídeo sob demanda que trafegará em sua rede de fibra óptica.

Agência Estado |

Serão oferecidos 500 títulos, entre filmes, shows, séries, programas infantis, documentários e outros conteúdos.

Inicialmente, o serviço será lançado na cidade de São Paulo. Os preços e as condições dos pacotes serão detalhados somente em janeiro. Em vez de IPTV(televisão transmitida pela internet), a empresa está procurando divulgar o produto como uma locadora virtual. É que, pela regulamentação vigente, empresas de telefonia podem ofertar somente vídeo sob demanda, e não uma programação empacotada em canais.

O que permitiu a Telefônica ofertar este serviço foi a expansão de sua rede de fibra óptica, que agora abrange 370 mil residências no Estado de São Paulo (na capital e em oito cidades paulistas). A rede começou a ser oferecida a 40 mil domicílios no bairro dos Jardins.

Segundo a diretora-geral da TVA, Leila Lória, a Telefônica está fechando contratos com a Warner e Disney diretamente. O acerto para os demais conteúdos está ocorrendo com a Digital Latin America (DLA). A Telefônica detém parte da TVA, com a qual mantém uma parceria comercial em São Paulo porque a lei atual proíbe as concessionárias de controlarem empresas de TV a cabo nas áreas onde atuam.

De acordo com o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, o conceito de "lar digital" dará a tônica aos negócios da operadora. Em coletiva de imprensa, Valente afirmou que, apesar de ter apenas 450 mil clientes de TV paga até agora (a empresa oferece o serviço via TVA e por uma licença para explorar TV via satélite/DTH), a Telefônica contribuiu para o aumento da oferta. "Com a entrada da Telefônica, a penetração do serviço de TV por assinatura subiu 2 pontos porcentuais, para 15%. "Antes, os competidores nadavam de braçada nesta piscina sem concorrência e, com a entrada da Telefônica, eles começaram a se mexer", disse Valente.

Dentro da estratégia de serviços para o lar digital, a Telefônica promete para o início de 2009 o lançamento de um aparelho com tela sensível ao toque que permite conexão de banda larga. O produto, cujo nome provisório é "Orby", também funciona como telefone fixo. Por enquanto, o "smartphone" para residência está sendo testado por 100 clientes da Telefônica. O preço do serviço ainda não foi definido, mas o aparelho já está sendo vendido por R$ 1.500,00 em uma loja no Shopping Paulista. A operadora deve subsidiar o produto.

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