Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Telefônica fecha acordo para construção de apartamento digital no Rio

SÃO PAULO - A Telefônica anunciou hoje o fechamento de uma parceria com a construtora CHL para a construção de um edifício inteligente na cidade do Rio de Janeiro. Pelo acordo, firmado ontem, a operadora de telecomunicações atuará, em uma primeira fase, na preparação da infra-estrutura dos apartamentos, que serão um ambiente totalmente digital, segundo descreveu o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente.

Valor Online |

Depois de prontos e entregues os apartamentos, a operadora poderá oferecer aos moradores uma série de serviços de conectividade, que permitirão, por exemplo, o controle automático da abertura de janelas, rega de plantas, luz e temperatura, entre outros. Isso será possibilitado pela instalação de um dispositivo que controlará todas essas atividades.

Por meio de um outro equipamento, o morador poderá conectar todos os seus aparelhos eletrônicos, com a possibilidade de, por exemplo, ouvir as músicas armazenadas no seu computador em qualquer ambiente da casa.

Nesses casos, a Telefônica poderá cobrar uma tarifa dos usuários interessados nos serviços, ampliando, assim, a sua área de atuação. "Nossa visão estratégica é ser opção do consumidor residencial e comercial quando se falar em ambiente digital", disse Valente.

Ele lembrou que os equipamentos que permitirão o "lar conectado" interagem com a linguagem IP (protocolo de internet, na sigla em inglês). Isso possibilita, por exemplo, que uma pessoa possa acender as luzes da sua casa à distância, por meio de um simples comando pelo celular. "Acreditamos que coisas como essa estarão à disposição do cidadão médio em cerca de dois anos", disse o diretor de inovação da operadora, Benedito Fayan.

O executivo informou ainda que uma outra parceria com essa, dessa vez em São Paulo, deverá ser fechada nos próximos dias. No entanto, não revelou o nome da construtora.

(Murillo Camarotto | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG