A companhia espanhola Telefónica concordou em comprar a Hansenet, unidade de banda larga da Telecom Italia na Alemanha, numa tentativa de ampliar sua presença no competitivo mercado de telecomunicações alemão. Em comunicado enviado ao agente regulador do mercado espanhol, a Telefónica informou que o acordo avalia a Hansenet em 900 milhões de euros (US$ 1,3 bilhão) e que o valor será saldado em dinheiro.

A Telefónica tinha no final de junho apenas 253 mil clientes de serviços de internet na Alemanha. A Hansenet dará ao grupo espanhol um acréscimo de aproximadamente 2,2 milhões de clientes de banda larga, disse a companhia.

A transação também coloca a 02, unidade da Telefónica na Alemanha, em pé de igualdade com suas concorrentes Vodafone e United Internet AG, que competem com a Deutsche Telekom.

A Telecom Italia vendeu a Hansenet como parte de um plano para separar-se de ativos considerados secundários no valor de até 3 bilhões de euros.

A Telefónica possui uma fatia indireta de 10% na Telecom Italia por meio da holding Telco. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.