Tamanho do texto

A Telefónica da Espanha assinou hoje acordo de troca de ações com a China Unicom, de Hong Kong, através do qual ambas se comprometeram a investir o equivalente a US$ 1 bilhão em ações ordinárias da outra parte. Com isso, o grupo espanhol amplia sua participação no capital com direito a voto da China Unicom de 5,38% para 8,06%.

O grupo de Hong Kong, por sua vez, passou a deter aproximadamente 0,87% do capital com direito a voto da empresa de telecomunicações espanhola.

Segundo fato relevante divulgado há pouco, a troca foi realizada mediante a subscrição, por parte da Telefónica, através da filial Telefónica Internacional, de 693.912.264 novas ações emitidas pela China Unicom, mediante o aporte não monetário na China Unicom de 40.730.735 ações da Telefónica.

Pelos termos do acordo, o grupo espanhol não poderá oferecer, emitir, nem vender um número significativo de suas ações, ou de qualquer valor conversível ou que confira o direito de subscrever ou adquirir um número significante de ações da Telefónica, a qualquer dos principais concorrentes atuais da China Unicom.

Em contrapartida, o grupo de Hong Kong se comprometeu, pelo prazo de um ano, a não vender, dispor de, ou transferir, direta ou indiretamente, sua participação no capital com direito a voto da Telefónica (com exceção de transferências intra-grupo).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.