Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Telefonia IP na AL representa 63% das linhas empresariais, diz estudo

Estudo da consultoria Frost & Sullivan mostra que 63% das linhas empresariais na América Latina funcionam na plataforma IP (sigla para protocolo de internet), por meio da qual os sinais analógicos de voz são digitalizados e enviados pela rede. O aumento, nos últimos dois anos, da migração das linhas fixas tradicionais para a telefonia IP ocorre pela possibilidade de convergência de voz e dados.

Agência Estado |

Segundo a consultoria, as pequenas e médias empresas serão o grande estímulo deste mercado, especialmente agora que os preços das linhas e dos telefones IP estão mais em conta.

De acordo com a pesquisa Mercado de Soluções de Telefonia Empresarial na América Latina, o segmento de telefonia IP na região produziu receitas de US$ 778,9 milhões em 2007. Em 2013, esse número deverá subir a US$ 1,3 bilhão. Vendedores de telefonia IP, depois de terem mostrado bons resultados na América do Norte e Europa, estão treinando suas ações na região.

"Por causa dos preços ou investimentos recentes ainda sem retorno, existe uma considerável demanda por soluções de convergência, e as pequenas e médias empresas são a chave do mercado potencial em muitos países", disse o analista de pesquisa Raphael Barone, da Frost & Sullivan. "Embora as grandes empresas já sejam foco das vendas de IP puro, com a redução nos preços de linhas e telefones IP, as companhias de menor porte passarão a deter uma parte considerável das vendas", complementou.

A Frost & Sullivan alerta, no entanto, que os fornecedores de telefonia IP precisam direcionar seus esforços para resolver problemas de segurança. "Em geral, com a evolução da telefonia IP na região, os vendedores precisam oferecer soluções que proporcionem mobilidade, custos menores e melhor eficiência - fatores que estão se tornando cruciais para a maioria das companhias", acrescentou Barone.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG