Teerã, 5 fev (EFE).- O Irã e o Iraque assinarão em março um acordo para a exploração conjunta de jazidas de petróleo, anunciou hoje o ministro do Petróleo iraquiano, Hussein al-Shahristani.

Em declarações à agência oficial de notícias iraniana "Irna", o responsável iraquiano disse que as negociações entre os dois países "avançam por um bom caminho" e que o pacto poderia ser assinado em 20 de março.

"O acordo responde aos esforços do Iraque para integrar projetos, desenvolver sua indústria e aumentar sua exportação de petróleo e gás", afirmou Shahristani, sem dar mais detalhes.

O Irã e o Iraque estiveram em meio a uma longa guerra fronteiriça entre 1980 e 1988 pelo controle de uma área na qual desembocam os rios Eufrates e Tigre, e que é uma das principais vias para a exportação de petróleo iraquiano.

A queda em 2003 do então presidente iraquiano, Saddam Hussein, abriu uma nova era de relações entre os dois países e permitiu que o Irã e o Iraque, antigos inimigos, comecem a colaborar em diversos campos. EFE jm/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.