A companhia aérea uruguaia Pluna assinou um acordo code-share com a brasileira TAM para que ambas possam aproveitar suas respectivas estruturas e serviços, informou nesta sexta-feira em um comunicado a companhia uruguaia.

Pluna e TAM "assinaram um acordo code-share que permitirá a ambas as empresas aproveitar suas respectivas estruturas e serviços para oferecer um produto melhor a seus passageiros", diz o texto.

"O acordo permitirá que continuemos melhorando as ligações da região com o mundo, somando o melhor das duas companhias", declarou Roberto Luiz, gerente do projeto do lado uruguaio.

"Estamos muito orgulhosos de ter concretizado este acordo com uma companhia aérea que serve de modelo para todo o continente, o que supõe uma grande dose de confiança mútua, já que cada uma das empresas estará respondendo a seus clientes pelo serviço das duas".

A Pluna já assinou acordos semelhantes com a espanhola Iberia e com a americana American Airlines.

O acordo com a TAM tem o objetivo de absorver "passageiros que podem ser canalizados através da TAM para outros destinos de Brasil, Estados Unidos e Europa, trazendo ou distribuindo passageiros da TAM oriundos destes lugares para o Uruguai e o resto da região", explica o comunicado.

A Pluna une atualmente as cidades de Montevidéu, Punta del Este (Uruguai), Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Bariloche (Argentina), Santiago (Chile), Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

O grupo privado Leadgate opera a Pluna desde 1º de julho de 2007 com 75% das ações, depois de ter fechado um acordo com o Estado uruguaio. A empresa passava por dificuldades, e desde 2006 buscava um novo parceiro após uma década de associação com a Varig.

yow/ap/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.