Tamanho do texto

Taipé, 12 fev (EFE).- O Governo taiuanês aprovou hoje um orçamento especial de US$ 14,7 bilhões para obras públicas, a fim de dinamizar a economia da ilha, afetada pela crise financeira mundial.

O primeiro-ministro taiuanês, Liu Chao-shiuan, pediu que todos os órgãos governamentais apoiem o pacote que inclui 20 investimentos primários e 64 planos, anunciou o Governo, em comunicado.

O pacote de reativação econômica busca a melhora da rede de transporte, eliminar os perigos derivados de desastres naturais, elevar o nível de vida e cultural, reforçar a competitividade nacional, melhorar os laços com as ilhas próximas e dinamizar o mercado de trabalho, disse uma porta-voz.

O Governo espera que os investimentos criem de 190 mil a 220 mil empregos e contribuam para uma alta de 0,97 ponto percentual no crescimento econômico de 2009.

O anúncio ocorre no momento em que a firma financeira Moody's Investors Service anuncia suas previsões sobre as economias asiáticas e afirma que, entre elas, Taiwan será a que sofrerá uma maior contração econômica em 2009. EFE flp/an