Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Tailândia propõe fundo asiático com parte das reservas de países da região

Bangcoc, 22 out (EFE).- A Tailândia vai propor à China, Coréia do Sul, Japão e a seus parceiros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) que forneçam 10% de suas respectivas reservas em moeda estrangeira para a criação de um fundo para proteger o sistema financeiro regional, indicaram hoje fontes oficiais.

EFE |

O vice-primeiro-ministro Olarn Chaipravat afirmou à imprensa local que a Tailândia - que ocupa a Presidência rotativa da Asean - vai apresentar essa iniciativa durante a reunião que os líderes asiáticos manterão em Pequim durante a cúpula Ásia-Europa, que será realizada esta semana.

Chaipravat indicou que esse fundo regional de cerca de US$ 35 bilhões será usado para comprar bônus e letras de câmbio do Tesouro emitidos em ienes japoneses, dólares de Cingapura, e iuanes chineses, desde que a China suspenda algumas das restrições que impõe ao câmbio de divisas.

A proposta tailandesa difere da defendida pela presidente das Filipinas, Gloria Macapagal Arroyo, que consiste na criação de um fundo regional com contribuições econômicas do Banco Mundial (BM), do Fundo Monetário Internacional (FMI), e do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD). EFE grc/mh

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG