Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Tabaré Vázquez e Pascal Lamy discutem como desbloquear a Rodada Doha

Genebra - O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, e o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) se reuniram nesta quinta-feira em Genebra para discutir sobre como desbloquear a estagnada Rodada do Desenvolvimento de Doha.

EFE |

A reunião ocorreu no segundo dia da visita do presidente do Uruguai à Suíça, que esteve centrada em questões médicas.

Na saída do encontro, nem Vázquez nem Lamy quiseram dar declarações sobre a reunião ou sobre o processo da Rodada Doha em geral.

No entanto, em declarações à Agência Efe, o ministro da Economia uruguaio, Danilo Astori, disse que a reunião serviu para aprofundar nos passos a seguir para poder desbloquear um processo que já dura sete anos e meio.

"É preciso evitar dois cenários: uma interrupção longa demais do processo e que voltem a ser renegociados todos os temas", disse Astori.

Em julho passado, houve uma reunião ministerial na OMC, mas, após doze dias ininterruptos de encontros, não foi alcançado o consenso e o processo voltou a se esgota.

"Nós deixamos claro que apoiamos o pacote que Lamy apresentou em julho, e que o apoiamos em seu trabalho", acrescentou o ministro.

Astori também disse que, durante a reunião, foi analisada a necessidade de avançar no processo "o mais rápido possível", mas não quis dar mais detalhes sobre se seria possível estabelecer uma reunião ministerial antes das eleições americanos de 4 de novembro.

Leia mais sobre Rodada Doha

Leia tudo sobre: rodada de doha

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG