Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Swedbank amplia capital em 1,2 bilhões de euros

Copenhague, 27 out (EFE).- O banco Swedbank, um dos principais da Suécia, anunciou hoje uma ampliação de capital de 12,4 bilhões de coroas (12,4 bilhões de euros) através da emissão de ações preferenciais.

EFE |

A emissão, que outorgará aos acionistas atuais o direito a adquirir pelo menos dois títulos, está condicionada à sua aprovação na assembléia extraordinária de 25 de novembro, informou o Swedbank em comunicado.

Acionistas que representam 43% do capital comprometeram-se a votar a favor e a adquirir títulos equivalentes a 100% da quantidade total emitida.

As novas ações serão vendidas a 48 coroas (4,8 euros), 19% a menos em relação a 24 de setembro.

O Swedabank ressaltou que continua sendo um banco "rentável" e com uma posição financeira "saudável", mas justificou a medida pela necessidade de operar "ativamente e com decisão nestas condições de mercado voláteis e inseguras".

A ampliação de capital lhe permitirá melhorar sua taxa "Tier 1", que mede os recursos de qualidade das instituições, de 8,7% a 10,5%.

O Swedbank tem quase 9 milhões de clientes na Suécia e nos países bálticos, uma folha de 17 mil empregados e, em 2007, obteve lucro líquido de 1,2 bilhões de euros.

As ações do Swedbank caíram 11% na abertura da Bolsa de Estocolmo. EFE alc/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG