Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Suzano quer fatia de 10% no mercado global de celulose até 2015

SÃO PAULO - A Suzano Papel e Celulose espera ser responsável por 10% da oferta mundial de celulose de mercado em 2015, segundo informou seu presidente, Antonio Maciel Neto. Atualmente, a companhia produz cerca de 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano, algo próximo a 3,5% da oferta global que, de acordo com ele, beira as 51 milhões de toneladas anuais.

Valor Online |

Com o plano de expansão anunciado hoje, que consumirá investimentos superiores a US$ 6,6 bilhões, a capacidade produtiva da empresa passará a 6,1 milhões de toneladas anuais em 2015 e responderá por 10% da oferta global, estimada em 61 milhões de toneladas para aquele ano. A receita líquida irá mais que dobrar, segundo Maciel, superando a casa dos R$ 8 bilhões anuais.

O projeto prevê a construção de três novas fábricas, sendo uma no Maranhão, uma no Piauí e outra ainda sem local definido. Todas terão capacidade de 1,3 milhão de toneladas por ano. Também está prevista uma otimização na unidade de Mucuri (BA), pela qual será possibilitada uma produção adicional de 400 mil toneladas por ano.

De acordo com Maciel, toda essa nova celulose da Suzano terá como destino os mercados emergentes, onde a demanda cresce em ritmo acelerado. A título de exemplo, o executivo informou que o consumo anual de papel nos Estados Unidos é de 300 quilos por habitante, enquanto que na Índia é de 7 quilos. Brasil e China consomem atualmente cerca de 40 quilos anuais, segundo ele.

Com as novas unidades, o mercado externo representará em 2015 cerca de 80% da receita da companhia, de acordo com o presidente da Suzano.

(Murillo Camarotto | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG