Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Superávit comercial do Japão registra queda histórica

O superávit comercial japonês despencou 85,6%, para 802 bilhões de ienes (US$ 8,2 bilhões) no primeiro semestre do ano fiscal do país (abril a setembro) em comparação com igual período do ano passado. Essa foi a maior queda desde o início da série, em 1980, e resultou em parte do recuo do superávit comercial com a Europa pela primeira vez desde o primeiro semestre fiscal de 2005.

Agência Estado |

As importações aumentaram 16,1%, para 42,102 trilhões de ienes, enquanto as exportações cresceram 2,5%, a menor taxa desde a registrada no segundo semestre do ano fiscal de 2001.

Em setembro, o superávit comercial caiu 94,1% na comparação com igual mês do ano passado, para 95,11 bilhões de ienes. Embora represente uma recuperação em relação ao déficit registrado em agosto, o dado foi bem pior do que a queda de 33,9% frente a setembro de 2007 prevista pelos economistas.

De acordo com o economista Norio Miyagawa, da Shinko Research Institute, o dado sugere que "está demorando para que a queda dos preços das commodities se reflita nos preços dos bens importados de maneira geral". Segundo ele, embora o Japão tenha conseguido manter superávit em setembro, "não podemos descartar os riscos de que a balança comercial caia em déficit nos próximos meses". As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG