SÃO PAULO - A fabricante russa de aeronaves Sukhoi vai atrasar a entrega do primeiro avião modelo Superjet 100 (SSJ100) em um ano. O jato regional, que concorrerá com produtos da brasileira Embraer, deverá ser enviado à também russa Aeroflot apenas no segundo semestre de 2009, segundo os novos planos da Sukhoi.

De acordo com a Aeroflot, a expectativa era receber cerca de 30 unidades do avião no segundo semestre deste ano. A fabricante, porém, enviou carta alertando que não contasse com as entregas antes do terceiro trimestre do ano que vem.

O aparelho, que fez seu primeiro vôo de teste no mês passado, é a aposta da Sukhoi para expandir seus negócios, entrando no segmento de jatos regionais. Embora o teste tenha sido bem sucedido, a empresa acredita que não conseguirá certificação para operações com a aeronave antes do meio de 2009.

Desde março deste ano já se falava na possibilidade de atrasos na entrega do SSJ100. Segundo meios de comunicação russos, o governo do país estaria considerando injetar mais recursos no programa do jato regional.

(José Sergio Osse | Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.