Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Stephanes se reúne hoje com Mantega em Brasília

Brasília, 26 - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, recebe hoje, no final da tarde, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. O tema da reunião ainda não foi divulgado, mas os dois ministros têm pelo menos três importantes assuntos na pauta conjunta para o agronegócio.

Agência Estado |

O primeiro é a ajuda que o governo deverá dar aos cafeicultores. No ano passado, os cafeicultores tiveram uma grande perda de renda, devido à queda de preço da commodity, conciliada com o aumento dos custos. Entre as medidas em estudo pelos dois ministérios, estão a troca da dívida por café em grão e a prorrogação da dívida.

Outro tema que está sendo discutido pelos dois ministros, é a liberação de R$ 2 bilhões para alimentar o capital de giro das cooperativas agrícolas. O dinheiro será utilizado para financiar a comercialização da próxima safra.

Outra pendência é a prorrogação do prazo para que os bancos concluam formalmente a renegociação da dívida rural. Esse prazo se esgotou no final do ano passado, mas devido a elevada demanda pela renegociação, alguns bancos não conseguiram processar as operações em tempo, o que fez com que alguns produtores virassem o ano como inadimplentes, apesar de terem encaminhado o pedido de renegociação.

O encontro de hoje entre Mantega e Stephanes pode ser interpretado como uma preparação para a primeira reunião do ano do Conselho Monetário Nacional, marcada para quinta-feira. Agora pela manhã, Mantega participa da reunião do grupo de coordenação, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG