Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Stephanes pede a Mantega prorrogação de dívida agrícola

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse na noite de hoje, antes de se reunir com o colega da Fazenda, Guido Mantega, que vai negociar com a equipe econômica a prorrogação por três a quatro meses do prazo de renegociação da dívida agrícola, com vencimento em 31 de dezembro último. Está havendo dificuldades para concluir as operações de renegociação nos bancos.

Agência Estado |

Ao todo, são 2,8 milhões de processos", disse Stephanes. Segundo ele, há diferentes taxas de juros dentro de um mesmo contrato.


O ministro explicou que, como o prazo de renegociação terminou no dia 31 de dezembro, alguns produtores que deram entrada no processo acabaram constando como inadimplentes na virada do ano, por conta de problemas operacionais dos bancos. Stephanes enfatizou que o fato de constar como inadimplente inviabiliza ao produtor recorrer a outros financiamentos, por exemplo para o plantio da safrinha, que começa no final deste mês.


Stephanes afirmou que tratará de outros dois assuntos com Mantega: a liberação de R$ 2 bilhões para capital de giro das cooperativas agrícolas e uma solução para o problema de perda de renda dos cafeicultores. "O setor está na pior situação dos últimos três anos. É possível que eles não tenham condições de arcar com a reestruturação", disse o ministro, lembrando que os preços do café são os menores dos últimos dois anos e os custos de produção subiram.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG