Tamanho do texto

Ribeirão Preto, 23 - O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, garantiu hoje, em entrevista à Agência Estado , que não faltarão recursos para o plantio da safra de inverno (safrinha) de milho e para a safra 2009 de trigo, principalmente em seu Estado, o Paraná, que sofreu com a estiagem na safra de verão. Stephanes disse ter recebido a posição que haverá a disponibilidade de crédito em uma conversa hoje com seu antecessor e atual vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Luiz Carlos Guedes Pinto.

"A informação que tivemos hoje de manhã, pois discutimos esse assunto com o Banco do Brasil, é que não faltará recurso para o plantio, tanto a safrinha do milho, quanto para a safra do trigo", disse Stephanes. Segundo o ministro, os recursos virão da chamada aplicação obrigatória e o valor total não foi definido. "Eu nem perguntei, já que a garantia é que haverá o dinheiro para o produtor que necessitar", afirmou o ministro.

Stephanes acredita, ainda, que os recursos devem ser suficientes para recuperar as perdas com a estiagem, que chegaram a quebrar entre 20% e 30% das lavouras de milho na região Sul. "Com um bom estímulo para o milho e para o trigo, as perspectivas não serão ruins", concluiu o ministro.