Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Stephanes: governo pode adotar sistema de ACC para algodão

Brasília, 23 - O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou hoje que o governo pode adotar um sistema de Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC) para o algodão, como forma de estimular o plantio do produto. Segundo ele, a medida é necessária porque a safra era vendida antecipadamente, mas a crise financeira internacional levou a uma paralisação dos negócios.

Agência Estado |

"Ninguém está comprando nada", disse o ministro, após participar de cerimônia de lançamento do Programa 'Defesa Agropecuária - Mais ciência, Mais tecnologia', no auditório do Ministério da Agricultura, em Brasília. O evento teve a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

Stephanes comentou que haverá uma reunião na próxima segunda-feira, no Ministério da Agricultura, para discutir o resultado das avaliações dos técnicos do governo, que estão hoje no interior de Mato Grosso coletando dados sobre a disponibilidade de crédito rural. A partir dessa reunião, o governo definirá uma pauta de medidas necessárias para o setor agrícola, a qual será levada ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. "Precisamos saber o que deve ser feito", afirmou Stephanes. Se forem adotadas, as medidas beneficiarão produtores de Mato Grosso que plantam as lavouras de algodão em dezembro.

Durante discurso na cerimônia de hoje, o ministro fez projeções otimistas para a agronegócio brasileiro no longo prazo. De acordo com ele, 70% do mercado mundial de carne será abastecido pelo Brasil, por isso, disse Stephanes, é importante cuidar da sanidade e da defesa sanitária. Ainda segundo o ministro, o Brasil, que é um dos grandes produtores agrícolas mundiais, será nos próximos anos um grande produtor de alimentos com capacidade de abastecer o mercado interno e gerar excedentes para exportação.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG