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Steel do Brasil investe US$435 mi em ativos no país

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Steel do Brasil, companhia recentemente criada por um grupo alemão interessado em investir em minério de ferro no país, anunciou no domingo acordo para comprar a MHAG, no Rio Grande do Norte, por um mínimo de 245 milhões de dólares, e reservas de outra mineradora. O acordo prevê aquisição de pelo menos 70 por cento da MHAG com possibilidade de chegar a 100 por cento, por 350 milhões de dólares, caso as partes não acertem novo contrato de fornecimento de minério de ferro.

Reuters |

Os recursos da MHAG estão a 120 quilômetros da costa do Rio Grande do Norte, onde um porto e um mineroduto serão construídos. A mineradora já tem autorização para iniciar a primeira fase de instalação da mina, que será capaz de produzir 1,2 milhão de toneladas de minério de ferro por ano, segundo a Steel.

O início da produção dessa primeira fase está previsto para o segundo semestre de 2011 e a operação deve atingir plena capacidade de 16 milhões de toneladas por ano no final de 2012.

"De acordo com estudos técnicos, MHAG tem um potencial de mais de 3,5 bilhões de toneladas de corpos mineralizados identificados por aeromagnetometria, dos quais mais de 400 milhões de toneladas já foram confirmados por campanhas de sondagem como recursos de minério de ferro", informa a Steel.

A companhia, dirigida por Juarez Saliba, ex-executivo da Companhia Siderúrgica Nacional, ainda fez acordo com a Mineração Minas Bahia (Miba) para compra de um mínimo de 80 por cento dos 5 bilhões de toneladas de recursos de minério de ferro do "Projeto Jibóia".

Além da compra, a Steel e a Miba farão uma joint-venture para exploração de outros ativos minerais no norte de Minas Gerais, pagando pelas duas operações 190 milhões de dólares.

Os recursos minerais da Miba "possibilitarão a implementação de uma expressiva operação de minério de ferro ligada a um terminal portuário localizado na costa do Estado da Bahia. A Miba pretende transportar minério de ferro da mina ao porto através da Ferrovia Leste-Oeste da Bahia, que deverá ser construída pelo governo federal".

(Por Alberto Alerigi Jr)

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