s rebaixa nota da dívida argentina de B+ para BB- - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Standard and Poor s rebaixa nota da dívida argentina de B+ para BB-

A agência de classificação de risco Standard and Poors baixou a nota da dívida da Argentina de B+ para BB-, devido à deterioração econômica e política do país, anunciou nesta sexta-feira em um comunicado recebido pela AFP em Buenos Aires.

AFP |

"Essa queda reflete nossa forte preocupação em relação à deterioração do ambiente econômico e político na Argentina e do 'estresse fiscal' resultante disso", indicou a agência.

É a segunda vez em dois meses e meio que a Standard and Poor's rebaixa a nota da dívida argentina.

Os analistas da agência prevêem também uma "desaceleração muito nítida" do crescimento argentino, estimado até agora em 6% para o ano de 2009, devido aos "choques externos e domésticos".

A Standard and Poor's citou nesse sentido a decisão do governo de Cristina Kirchner de estatizar o sistema de previdência privada, que "fez os mercados financeiros locais tremerem, assim como a confiança em geral", segundo o documento.

Nestas condições, a capacidade do governo argentino de cumprir suas obrigações "vai depender de um compromisso político forte, em particular devido à falta de acesso da Argentina aos mercados financeiros internacionais e à alguma instabilidade para emitir os bônus do Tesouro no mercado local", segundo o comunicado.

A dívida total da Argentina atinge 150 bilhões de dólares, mas os vencimentos da dívida em 2009 e 2010 se situam em cerca de 40 bilhões de dólares.

ob/dm

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG