amp; Poor´s rebaixa rating soberano da Espanha - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Standard amp; Poor´s rebaixa rating soberano da Espanha

SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Standard & Poor´s rebaixou a nota soberana de longo prazo da Espanha para AA+, com perspectiva estável. Antes, a dívida emitida pelo país tinha a melhor classificação da escala da agência, AAA.

Valor Online |

A decisão foi rápida, uma vez que o rating tinha sido colocado em observação para possível rebaixamento no dia 12 de janeiro. Outras instituições cuja nota de crédito seja ligada ao rating soberano, como bancos estatais, por exemplo, também sofreram o mesmo rebaixamento.

Segundo a S & P, a revisão do rating reflete a avaliação de que "as condições atuais da economia e do mercado financeiro destacaram fraquezas estruturais na economia espanhola, que não são consistentes com um rating AAA". Os analistas acreditam que a retração econômica terá impacto sobre as contas públicas e a resposta a ser dada pelo governo pode ser insuficiente para lidar com os desafios econômicos e fiscais. A S & P menciona que a Espanha está protegida de crises cambiais por estar dentro da zona do euro. Por outro lado, não há incentivos cambiais para estimular as exportações, que respondem por 25% do PIB e não devem, na visão da agência, conseguir compensar a queda na demanda interna.

Para o analista da S & P Trevor Cullinan, a nota de risco da Espanha pode tornar a subir se o país controlar a relação entre dívida pública e PIB, e flexibilizar leis trabalhistas e de mercado para aumentar a produtividade e a competitividade, além de reduzir o desemprego. Os ratings podem cair, porém, se a correção dos desequilíbrios econômicos for lenta, ou se a piora nas contas públicas se estender além do necessário para fazer frente à crise atual.

Leia mais sobre Espanha

Leia tudo sobre: espanha

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG