Frankfurt (Alemanha) 9 dez (EFE).- A agência de classificação de risco Standard & Poors confirmou hoje a classificação da dívida de longo prazo da Alemanha em AAA e em A-1 para a dívida soberana dos créditos no curto prazo.

A agência considera que as perspectivas na Alemanha são "estáveis" e que o Governo mantém o curso da prudência econômica e da política orçamentária, com um déficit fiscal relativamente moderado.

Os analistas da Standard & Poor's esperam que a consolidação fiscal e a disciplina na despesa continuem sob o novo Governo, após a fragilidade orçamentária temporária da recessão.

A agência de classificação destacou que a economia alemã, altamente diversificada e competitiva, demonstrou uma grande resistência na recessão econômica global.

Em sua argumentação, Standard & Poor's espera que apesar da deterioração das finanças públicas em consequência da recessão, espera-se um déficit público relativamente moderado, em torno de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009.

A agência de classificação prevê que esse déficit alcance o pico de 5% do PIB em 2010, com um corte dos lucros provocado em parte pelo desemprego. EFE cv/dm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.