Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

SRB alerta governo para escassez de crédito rural

São Paulo, 29 - O governo federal precisa estar atento para sanar o risco de escassez de crédito que ameaça comprometer o plantio da próxima safra de grãos, alerta a Sociedade Rural Brasileira (SRB), em nota divulgada há pouco. Colhemos informações entre nossos associados que relataram dificuldades em encontrar recursos na praça, diz na nota o presidente da SRB, Cesário Ramalho da Silva.

Agência Estado |

Na avaliação de Ramalho, o agravamento da crise financeira originária dos Estados Unidos, que contaminou os mercados mundiais, reduziu a oferta de crédito, atingindo em cheio a agricultura brasileira, inclusive colocando em risco o resultado das exportações já deste ano.

Isso porque as tradings, responsáveis por cerca de um terço da cesta de opções de financiamentos - as outras duas partes ficam com os bancos e verba própria do produtor rural -, que já haviam reduzido a disponibilidade de recursos para o setor, reduziram ainda mais.

Além disso, o presidente da SRB lembra também que o recuo nos depósitos à vista dos bancos - estimado em cerca de R$ 8 bilhões desde o início do ano - também já havia tirado dinheiro do crédito rural. Soma-se a isso, destaca Ramalho, que a renegociação das dívidas rurais está restringindo a liberação de crédito novo.

"Isso não pode acontecer, justamente no momento em que o produtor se prepara para iniciar o ciclo de plantio. Se ele não tiver condições de plantar, como vai quitar seus débitos?", questiona Ramalho. "Acredito que não é isso que o governo quer. Somente o ministro Stephanes manifestou preocupação até o momento."

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG