SÃO PAULO - A Sony Corp. registrou uma queda de 47,4% no lucro líquido nos três meses terminados em junho, para 35 bilhões de ienes (US$ 327 milhões), na comparação com os 66,5 bilhões de ienes de um ano antes. O resultado ficou abaixo das expectativas de muitos analistas. O iene forte foi um dos fatores que teve impacto no desempenho da empresa japonesa de eletrônicos.

No período, o lucro operacional encolheu 39,5%, ficando em 73,4 bilhões de ienes, frente aos 121,3 bilhões de ienes somados no trimestre encerrado em junho do exercício anterior. A receita subiu apenas 0,1% e somou 1,98 trilhão de ienes. Além da apreciação do iene frente ao dólar, a Sony citou o impacto da competição maior de preços e problemas financeiros na operadora de telefonia móvel Sony Ericsson.

A companhia reduziu sua projeção de lucro líquido para o ano que terminará em março de 2009, de 290 bilhões de ienes para 240 bilhões de ienes. Para a receita, a expectativa é de que fique em 9,2 trilhões de ienes ante os 9 trilhões de ienes aguardados antes.

(Juliana Cardoso | Valor Online, com agências internacionais)

Leia mais sobre Sony

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.