Tóquio, 16 out (EFE).- A Sony lançou hoje no Japão seu novo Play Station PSP-3000, com tela de cristal líquido (LCD) e microfone integrado, com o objetivo de vender 15.

000 unidades no final de 2008, segundo informou à Agência Efe a companhia.

O novo PSP-3000 custará de 19.800 ienes (US$ 197) no Japão, onde foi lançado um dia depois na Europa e dois dias após sua primeira aparição nas lojas dos Estados Unidos.

O dispositivo portátil herdou o desenho "delgado e leve" e a funcionalidade do atual PSP, enquanto a qualidade da imagem melhorou "espetacularmente" graças à tela de LCD, segundo Sony.

O PSP-3000 permite também a emissão de imagens em tons mais vivos e naturais graças à alta resolução e às 4,3 polegadas da tela, que conta com tecnologia anti-reflexo.

Outra das novidades do console é que ele traz integrado um microfone, como alguns usuários pediam, para jogar utilizando a voz ou falar mediante programas de comunicação tipo "Skype" sem ter de usar um microfone separadamente, segundo a Sony.

O PSP-3000 estará disponível na clássica cor preta, em branco e em prateado.

A Sony vendeu mais de 41 milhões de unidades da anterior PSP desde seu lançamento no mercado em setembro de 2007 até junho de 2008.

Mas agora a Sony está muito atrás de seu concorrente Nintendo no segmento de consoles portáteis, depois que esse fabricante vendeu 77 milhões de Nintendo DS no mundo todo até o final de junho deste ano.

A Sony, que fez coincidir o lançamento deste novo PSP com o começo da temporada de compras do final de ano, pretende impulsionar seus lucros da divisão de videogames para final do atual exercício fiscal, que termina em março de 2009. EFE icr/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.