Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Sony corta em 37,5% projeção de lucro anual (até março/2009)

A japonesa Sony cortou em 37,5% sua projeção de lucro líquido para o ano fiscal, que termina em março, dos 240 bilhões de ienes estimados em julho para 150 bilhões de ienes (US$ 1,54 bilhão). A nova estimativa representa uma queda de 59,3% em comparação com o lucro líquido de 369,4 bilhões de ienes anunciado pela empresa no último ano fiscal, e é bastante inferior aos 206,3 bilhões de ienes previstos por analistas.

Agência Estado |

A Sony também reduziu sua previsão de lucro operacional em mais da metade, de 470 bilhões para 200 bilhões de ienes. A empresa disse ainda que prevê anunciar na semana que vem queda de mais de 70% de seu lucro líquido no trimestre de julho a setembro, para 21 bilhões de ienes, de 73,7 bilhões de ienes de igual período do ano passado.

Como muitas de suas concorrentes japonesas, a Sony obtém um grande porcentual de sua receita em euros e dólares. Cerca de um quarto de suas vendas ocorrem na Europa, e 27% nos EUA, o que significa que a empresa não está exposta apenas ao crescente temor com a queda dos gastos dos consumidores nessas economias, como também à apreciação do iene, visto como moeda segura, frente ao euro e ao dólar.

A empresa disse que agora prevê que o euro valerá em média 140 ienes no segundo semestre fiscal, que termina em março, ante 162 ienes previstos em julho. Para o dólar, a previsão média recuou de 105 para 100 ienes. Mas essas moedas já estão operando abaixo desses níveis hoje. Às 10h (de Brasília), o dólar valia 97,01 ienes e o euro era trocado por 124,02 ienes.

O grupo prevê vender 16 milhões de televisores de display de cristal líquido no ano fiscal. A estimativa anterior era de 17 milhões. As ações da companhia fecharam em baixa de 6,3% na bolsa de Tóquio. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG